segunda-feira, 25 de julho de 2011

Linha de transporte de mercadorias em vez de TGV

Álvaro Santos Pereira defende linha de transporte de mercadorias em vez de TGV

Temos (tenho) de ser justos, apesar da desconfiança relativamente a este governo  e essencialmente às suas opções politicas.
E esta é uma medida que defendo faz muito tempo, já que para o desenvolvimento económico de um país é cada vez mais importante o transporte de mercadorias perdendo importância relativa o transporte de pessoas já que com as linhas aéreas de low cost os comboios, mesmo os de alta velocidade terão dificuldades sérias de competitividade, já que estaremos a reduzir a população alvo de um TGV a um nicho de mercado bastante restrito e com bastantes dificuldades em ser lucrativo e mesmo auto-sustentável.

O ideal seria conjugar a alta velocidade e as mercadorias (na medida do possível), sendo que não estamos em momento de investir apenas em soluções ideais e a linha de mercadorias já traduziria um acréscimo de competitividade de monta.
Não esquecer também é que esta deve ser uma solução integrada e sendo assim deve contemplar ligações aos principais portos e aeroportos nacionais, como já acontece no Porto de Aveiro, e contemplar as inevitáveis ligações rodoviárias o que tendo em conta a qualidade destas não se deve traduzir em investimentos de monta.

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