segunda-feira, 18 de julho de 2011

A (in)consistência de Passos

bruxelas-espera-pela-troika-para-comentar-desvio-de-2-mil-milhoes

Ainda Passos não tinha montado governo e já anunciava um desvio orçamental de 2 mil milhões de Euros, passados uns dias o referido desvio caiu para cerca de 1 mil milhões. Número em que não consegui acreditar já que com pouco tempo de intervalo esse desvio afinal já era colossal e muitos comentadores se apressaram a comentar que iríamos necessitar de um 2º empréstimo no final de 2013 e que contra tudo o que haviam dito afinal as agências de rating tinham de facto razão em nos terem colocado no nível de lixo e mais uma vez ficámos sobressaltados.

Entretanto, felizmente, aparece no enredo da história o Sr. Ministro das Finanças que esclarece que colossal era o trabalho que iríamos ter para manter Portugal no caminho traçado o que a todos nos deixou mais tranquilo uma vez que disso já todos temos ou tínhamos consciência.

Ao mesmo que nos descansa o Sr. Vítor Gaspar explica a forma como nos vai deixar a todos com menos uns trocos no bolso por alturas do Natal. Como habitual os cidadãos deste país aceitaram as medidas sem grandes sobressaltos sociais até que nos últimos dias se tem vindo a discutir mais e mais a não contribuição das empresas para o esforço nacional. Pelo contrário, a estas até se prevê uma redução forte de impostos relativos ao trabalho. Juntando dois e dois dá que as pessoas ficam com menos dinheiro, as empresas com mais e é altura de Carvalho da Silva entrar em acção e começar a organizar umas manifestações.

Estando o povo a começar a ficar descontente foi altura de voltar a meter o desvio em 2 mil milhões e assim ter de aceitar que pelo menos as pessoas terão de contribuir com o seu esforço nacional.

Pessoas não, contribuintes individuais (peço desculpa).

E assim fico de repente saudoso dos tempos de Sócrates onde apenas quem tinha bons rendimentos era afectado pelo cortes e agora ao que parece todos ficam a perder, mesmo quem ganha apenas 500€/mês.

Uma vez que o aumento de impostos já chegou ficámos à espera da redução de despesa por parte do Estado e é então que Assunção Cristas dispensa os funcionários do seu ministério de usar gravata, aumentar a temperatura ambiente e assim poupar uns 10 mil Euros até ao fim do ano.

Ao menos o ambiente agradece...

Sem comentários:

Enviar um comentário