quinta-feira, 14 de julho de 2011

Bancos OK ou KO?

Cada vez mais as agências de notação (ou rating) estão descredibilizadas por terras Europeias.

Pessoalmente prefiro ver as coisas ponto a ponto e por estes dias intrigo-me com os ratings dos bancos.
É que se o rating da Républica Portuguesa até pode estar tecnicamente próximo do nível correcto, o dos bancos para mim deixa de ter explicação a partir do momento em que os principais bancos nacionais tiveram nota positiva nos testes de stress não se justifica do meu ponto de vista a classificação de "lixo".

De recordar que os testes de stress mostram entre outras coisas a capacidade de os bancos cumprirem com as suas obrigações tendo já em conta o estado económico e as medidas de austeridade tomadas por ex.. Ora se não existe risco de incumprimento será que se justifica o nível de lixo atribuído aos principais bancos nacionais?

Quanto ao nível de lixo atribuído a Portugal, apesar de não concordar com ele são aceitáveis os pressupostos técnicos que serviram de base a esta reavaliação. Ao contrário do que alguns referem o nível de "lixo" não significa que o país vai incumprir ou que "não vale nada", mas sim não é aconselhável adquirir títulos de divida nacionais. E tendo em conta que se fala de re-estruturar a divida nacional é natural que não se aconselhe a compra de Títulos de Portugal, no entanto tenho para mim que o nível correcto seria o último antes de lixo (como classificado por Fitch e Standard & Poors) e não a classificação dada pela Moodys.

Resumindo os bancos ainda estão ok apesar de classificados como KO e Portugal está sub-avaliado, apesar de esta classificação poder vir a ser correcta dentro de 2 anos aproximadamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário