quarta-feira, 6 de julho de 2011

As agências de rating e uma desconfiança de longa data...

Faz por esta altura mais ou menos 15 meses que ousei mostrar a minha posição contra as agências de rating e a sua preponderância no sistema financeiro actual numa aula de Gestão e Avaliação de Risco.

Na altura professora e colegas ficaram indignados com a minha posição e mesmo incomodados com as minhas afirmações sobre o pretexto de que as agências de rating eram o garante de um sistema financeiro justo, honesto e sustentável.

Hoje, ao recordar a situação, medito sobre se essa aula teria decorrido da mesma forma face aos acontecimentos recentes!!

A verdade é que desde o inicio desta escalada negativa do rating da Republica Portuguesa que tive bastantes dúvidas relativamente aos critérios utilizados. Essas duvidas avolumaram-se na semana em que estes mesmos ratings foram revistos em baixa em 3 dias quase consecutivos e quanto ao que se passou no dia de ontem apenas consigo ter uma palavra: Inenarrável.

É incrível como não existindo alterações de monta nos ultimos meses alguém teve coragem de descer o NOSSO rating em 4 níveis.

QUATRO NÍVEIS

Quando pessoalmente até esperava uma subida de rating.

É certo que estamos em clima de ligeira recessão económica, mas as nossas exportações até tiveram bons resultados nos primeiros meses do ano, a taxa de desemprego apesar de preocupante não é ainda insustentável e concorde-se ou não com o governo que temos este tem-se mostrado aberto a realizar algumas reformas importantes contando com a oposição/apoio silenciosos do maior partido da oposição.

Face a isto esperava um sinal de confiança e não de desconfiança.

Pessoalmente continuo a acreditar no nosso país e face às importantes reformas realizadas nos últimos anos e ao acordo estabelecido penso que teremos margem para voltar a bom rumo.

Penso eu
Eu que apenas vivo neste país e não me limito a olhar para nºs ou noticias de telejornal.

Sem comentários:

Enviar um comentário