terça-feira, 19 de abril de 2011

Férias em Cuba :)

Nunca fui e nem tenho ideia de ir nos próximos tempos o que me causa uma série de sentimentos contraditórios.
Por um lado ir de férias a Cuba nos próximos meses vai continuar a ser algo especial, com um povo único e um regime sem igual. Tudo isto combinado com um misto de civilização e paisagens quase não tocadas e um clima fantástico deve ser fantástico.
Por outro lado, quem lá for daqui a uns meses/anos vai ter de aprender a conviver com uma sociedade mais liberal e que começa a viver um "25 de Abril" em que quem o está a implementar são as próprias instituições que regem esta ditadura que de forma surpreendente não gera muitos conflitos ou desagrados visíveis por entre a população.
O povo vai ter de começar a ser empreendedor, mais lutador e insatisfeito.
O povo vai ter de começar a tomar as rédeas do País, vai ter de ser mais aberto ao mundo e cauteloso com o que o mundo vai querer implementar no seu país paraiso.
É de louvar que finalmente Cuba esteja a aderir à democracia e a pouco e pouco pareça querer permitir que o povo seja mais autónomo e livre.

Resta apenas saber se Cuba vai saber viver com a liberdade e democracia e se consegue manter os traços pachorrentos e tão característicos que nos fazem amar essa cultura mesmo sem a conhecer.

Inevitavelmente parece-me que Cuba vai deixar de ser o mesmo destino de férias paradisíaco que ainda é hoje, mas a democracia é sempre bem vinda.

1 comentário:

  1. acho que o melhor é aproveitares estes dias de ferias e ires a cuba, nem que seja no alentejo!!!

    ResponderEliminar