terça-feira, 22 de março de 2011

O meu galito da India e um politico

Tenho-me escusado a fazer comentários políticos ou sobre política nos últimos meses, mas preciso de desabafar e partilhar convosco o que sinto neste momento.

Desde pequenino que me lembro de ouvir a minha mãe dizer que de vez em quando pareço um galito da Índia. Ela dizia sempre que eu arriçava mais o pelo e com ou sem razão andava todo emproado lá por casa como quem julga que tem razão. Chamava-me ela Galito da Índia pois apesar de muito pequeno (nem sempre em tamanho, mas muito em consciência) não deixava de ficar sem razão mesmo quando já sabia não a ter. A mim ninguém me pisava os calos de qualquer maneira que ainda me davam cabo do pouco que me resta dos pés.

Andava eu naquela fase  em que queria ser alguém, no entanto só quando deixei de me tentar mostrar é que comecei a ser alguém.

Com muita pena minha é mais ou menos isso que sinto que se passa com os nossos políticos nas ultimas semanas. Já todos perderam a razão, mas todos continuam com a crista bem levantada, pescoço esticado, pêlos do pescoço eriçados e andam aos saltos e às bicadas uns de volta dos outros dando a clara sensação que já não sabem como tudo isto começou.

É natural que todos queiram o poleiro. Todos gostamos de nos sentar lá de vez em quando, mas será que não o podem fazer com mais elegância e descrição?

É que pessoalmente ainda acredito que todos sem excepção pretendem fazer o melhor possível para que o país avance e saia desta crise que se tem arrastado com um futuro mais risonho do que quando nela entrou.

Amanhã vai ser um dia decisivo para a promoção da estabilidade nacional nos próximos meses, contudo e com muito pena minha desta vez pouco acredito que os responsáveis partidários e governantes em geral queiram realmente promover a estabilidade e cheguem a um consenso. O pior no meu ponto de vista é que todo o alarido que estão a fazer se deve a algo que não necessitaria de uma resposta para amanhã. Poderiam discutir e tentar chegar a consensos ao longo das próximas semanas ou meses, mas....

Voltando aos galitos, sempre me lembro de lá em casa, no pátio dos meus pais, os ver à bulha entre eles e o resultado final era sempre um...

Nenhum ficava a ganhar.

Nuno Miguel Pedrosa

8 comentários:

  1. ta descansado não é desta q ficas sem pescoço.

    ResponderEliminar
  2. Tal como ja te disse, gostei bastante do teu texto.. tens mesmo jeito pa coisa...
    as vezes é bom ser persistente e levar com as nossas ideias avante (pelo menos tentar), mas no teu caso n tens um país à tua responsabilidade...
    esses senhores deviam baixar a crista e perceber o que realmente importa...
    sao mesmo galitos à procura de poleiro, e as pessoas começam a perder a credibilidade neles todos!!

    Parabens plo teu texto... ninguem te vai cortar o pio nem o pescoço... inda é das coisas boas coisas que temos: liberdade de expressão, e tambem nao escreveste nada de mal =)

    ResponderEliminar
  3. Por vezes ainda é um galito e achas k só tu tens razão... Não quero ofender, mas podes pensar nisso...

    ResponderEliminar
  4. O pescoço é meu :D

    Merci Xuxu

    Se calhar continuo a ser um galito sim, mas todos devemos ser de quando em vez. Mas provavelmente também tenho algumas razões para o ser. Felizmente ou infelizmente acabo por ter razão mais vezes do que aquelas que eu próprio gostaria.

    ResponderEliminar
  5. Já agora quem escreveu esse ultimo anonimo?

    ResponderEliminar
  6. Simplesmente amanha será aprovado por uma razão: se chumbar apenas há um caminho para o Governo, sair e não há nenhum político que aceite governar com o país assim. Não vejo o Passos Coelho chegar-se à frente para tal mediante o voto em brano na moção de censura.

    é o país que temos..

    ResponderEliminar
  7. A ver vamos caro anónimo.
    Acima de tudo gostava que tivessem bom senso ao contrário do que se tem passado nos últimos tempos.

    ResponderEliminar
  8. Para já a boa educação de ouvir as pessoas não existe..

    ResponderEliminar