terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Madeira - Vamos aprender?

Antes de mais quero deixar a minha solidariedade para com todos os afectados pelos acontecimentos do passado fim de semana na ilha da Madeira.

Agora, acho que como em muitos outros casos temos bastante para aprender e lições para tirar. A primeira lição é que a natureza é realmente implacável e o homem por mais que tente será sempre mais fraco que a natureza.

Mas na realidade não vale a pena especular muito pois são assuntos demasiado técnicos e complexos para falar deles como quem compra um café, mas gostaria de deixar algumas questões:

- Será que não era possível prever que a quantidade de chuva  ia ser algo fora do normal?
- Será que algumas das consequências poderiam ter sido previstas? mesmo tendo em conta que nunca é possível prever exactamente consequências desta natureza..
- Será que teria sido possível projectar a cidade do Funchal de forma a evitar alguns destes estragos? já que foi notório que os caudais das ribeiras foram estreitados e edifícios foram concebidos quase nos leitos das ribeiras.
- E porque não ter alguns meios para chegar mais rapidamente a zonas mais isoladas da Ilha. Sendo uma ilha com uma demografia tão acentuada uns helicópteros poderiam ter dado jeito e tendo em conta os milhões que se gastam na passagem de ano e Carnaval (entre outras festas) não me parece que fosse um custo demasiado pesado para os bolsos dos governoS (isto para não falar dos submarinos)

Para terminar gostaria apenas de mostrar a minha tristeza ao ouvir o Sr. Presidente da República Portuguesa a afirmar que iria à Madeira mas apenas mais tarde. É verdade que o sr. não iria lá fazer nada de muito útil, mas dada a posição que ocupa só lhe teria ficado bem dirigir-se para o local assim que possível afinal ainda é o presidente de TODOS os portugueses.

Desta vez foi na Ilha da Madeira, mas existem precauções que podem ser tomadas um pouco por todo o país e se calhar pensar nisso não seria de todo mal pensado

Numpe

4 comentários:

  1. Manifesto, também,a minha solidariedade para com os habitantes da Madeira! Creio que poderiam ter havido precauções que não foram tomadas em devido tempo...
    E com isto, é sempre o pobre quem mais sofre..

    ResponderEliminar
  2. Olá,
    Manifestamente em muitas situções quem mandaé a natureza.
    Pode-se tomar precauções de varia ordem, que por vezes servem de atenuantes, mas se a natureza quiser não há nda que a trave.
    Migel
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Mostro a minha solidariedade e apoio...

    Podem contribuir também de várias formas, eu deixo um link onde contribui, onde sei que o dinheiro vai ser investido da melhor forma possivel na ajuda daqueles que mais necessitam neste momento...

    www.HerbalifeFamilyFoundation.org

    Felizmente temos em portugal uma Casa Herbalife, que em conjunto com a Obra do Frei Gil, construiu uma nova casa-abrigo para muitas crianças.
    É bom poder fazer parte destas causas poder contribuir e sei que o nosso amigo numpe, também já deu o seu contributo, assim como a nossa amiga locas também o já a cada batido que toma.

    Beijinho e Abraços

    LC

    ResponderEliminar
  4. Eu só sei que nada sei..
    Mas que batidos são esses? Quem ouvir falar até pensa que são... voces sabem...
    Nuno, meu tolo... consegues explicar?
    Gostei deste bocadinho. Já tenho a orelha a ferver!!! desligaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!! DAASSSSSS!!! LOL beijinhos

    ResponderEliminar