quarta-feira, 11 de maio de 2011

Os Comunistas não comem criancinhas mas têm alguma razão...

Pois é...
Queria aproveitar o dia de hoje para desfazer um mito. A verdade é que os comunistas não comem criancinhas ou pelo menos até hoje nada foi provado nesse sentido que eu tenha conhecimento.
Assim está desfeito um dos grandes mitos relativo aos comunistas e espero que depois destas linhas não ousem sequer em colocar isto em causa que já muito atormentado com isto durante bastantes anos na minha infância.

Mas, existe um mito dos Comunistas que me parece ter cada vez mais razão. Qual?
Aquele tantas vezes enunciado pelo camarada Jerónimo e que diz respeito ao controlo que os fascistas Capitalistas, senhores e donos do Capital e das grandes empresas que de forma constante e continua pretendem oprimir a classe operária e que pretendem erradicar com os pequenos e médios empresários e comerciantes e assim controlar e dominar todo o aparelho produtivo e comercial nacional.

Se isto é verdade?
Obviamente que eu espero que não seja, mas nos últimos tempos começo a ter algumas duvidas relativamente a esta situação. Mas antes de enunciar o porquê das minhas duvidas deixem apenas que vos digo que sou favorável a que grandes grupos económicos estejam presentes na nossa economia por aquilo que eles representam: produtividade, competitividade e inovação.
Pelo menos os dois primeiros pontos são fundamentais para que qualquer grande grupo económico se desenvolva e tenha sucesso, já que relativamente à inovação nem sempre é necessário sermos lideres ou sermos os primeiros a inovar, temos sim é de a acompanhar muito de perto e estar atentos a qualquer desenvolvimento do mercado.

Dito isto considero que os grandes grupos económicos são bastante importantes desde que tal como dizem os comunistas a sua prospecção no mercado não danifique irremediavelmente o equilíbrio económico do país e seja potenciador de erradicar todo o "pequeno" aparelho produtivo nacional.

Antes de explicar o porquê de os Comunistas terem razão gostaria apenas de relembrar uma critica que escrevi à alguns meses Os hipers e os Domingos
Resta-me assim apenas enunciar dois pontos simples (e centrando-me apenas no sector do comércio) que demonstram o risco que começamos a correr:
1- É cada vez mais frequente assistir a comerciantes donos de mini-mercados dirigirem-se às grandes superfícies comerciais (hipers) por forma a adquirirem produtos para mais tarde revenderem nos seus estabelecimentos.
2- Não fosse a primeira questão suficiente ainda nos enviam promoções para casa com descontos que atingem os 25%.

É verdade 25%. Depois de assistirmos às "gasolineiras" a oferecerem descontos que chegam aos 18 cêntimos por litro agora recebemos em casa vales de desconto para hipers que atingem 25% de desconto. Tenho para mim que esta situação já roça o ridículo, mas mais ridículo ainda é que agora os hipers podem orientar as nossas compras.

Fiquei a saber que tenho desconto especial sobre produtos para o cabelo de 9 a 15 de Maio e que poderei comprar carne de Suíno a um preço extraordinário de 16 a 23 de Maio. Só não sei como vai ser lá em casa que os produtos de limpeza só vão estar acessíveis depois do 23 de Maio (Espero que o stock chegue até lá e se não chegar os vizinhos não se incomodem com o cheiro...)

Ainda bem que não nos deixamos dominar e orientar de forma consciente
Ainda bem que os comunistas não comem criancinhas...

2 comentários:

  1. Mito Comunista? Ainda não vi empresas públicas serem vendidas por dar prejuízo, e as ex-públicas continuam a ser praticamente monopolistas de mercado, com lucros estonteantes. Não vejo porque existe tanta aversão a que o Estado seja, também, empresário, se as suas empresas são lucrativas. Será porque esta face empresarial inibe os lucros malucos de uns quantos, à custa dos outros?

    ResponderEliminar
  2. Ola Carlinhos

    Calma
    respira :)

    O mito era "os comunistas comem criancinhas"
    E no texto falava do sector privado e não do publico ou semi-publico ou whatever
    lê com calma :)

    Nisso que escrevestes tens razão

    ResponderEliminar