sábado, 26 de fevereiro de 2011

Estágios de Vida

Muito se tem falado nos últimos dias dos estágios profissionais e do desemprego entre os jovens essencialmente na classe licenciada, mas pretendo dar outra abordagem a este pequeno texto.

Não deveríamos proporcionar estágios de vida a estes mesmos jovens?
Sim, eu sei que parece uma questão idiota, mas existe muito por detrás desta simples interrogação.
Na realidade parece-me que apesar de todas as dificuldades em que a sociedade dos nossos dias vive que parecem estar a afectar de forma mais focalizada os jovens licenciados. E reforço a palavra licenciados pois é esta também que me parece fulcral para caracterizar toda uma geração sem objectivos reais e definidos de vida.

Ultimamente chamam a esta geração de "Geração à rasca", mas eu ainda me lembro de ouvir falar da "Geração rasca". Duas gerações separadas entre si por poucos anos, mas completamente distintas em termos de objectivos, oportunidades e vontade.

Quase que me apetecia dizer que as gerações estão adjectivadas de forma diferente. Passo a explicar...

A original "Geração Rasca" andava na realidade muito à rasca. Uma geração em que era difícil estudar, bastante complicado ir trabalhar para fora de casa que devido aos meios de transporte disponíveis na altura que obrigavam a ficar muito tempo (meses) fora de casa e que os paizinhos não tinham capacidade para suportar os meninos ad eternun. Mas mesmo assim e apesar de todas as dificuldades estes meninos lutaram sempre, nunca desistiram e superaram as dificuldades.

Já a "Geração à rasca" me parece cada vez mais uma geração rasca. Os meninos de hoje que os paizinhos os deixam ficar em casa até à idade que querem, que apesar de tudo ser mais perto, que com a Internet estão em todo o lado ao mesmo tempo e uma geração onde todos ou quase todos tiveram possibilidade de ter um curso superior.

Ora aí está o problema desta geração "quase todos tiveram a possibilidade", quase todos viram a sua vida facilitada e deixaram de aprender a lutar e de aprender a sofrer porque as possibilidades estão aí, mas têm de ser procuradas e tem de se lutar por elas.

Já não é tempo de ficar à espera sentado que as coisas nos caiam no colo. É preciso ir à luta.

Mas nem tudo é mau e por isso fica também a minha homenagem a todos os jovens que lutam realmente para ter sucesso. É uma luta dura, mas é possível. temos é de querer lutar. Estágios de vida seriam importantes para os jovens aprenderem o que custa a vida e o que custa lutar por ela.

Nuno Miguel Pedrosa

2 comentários:

  1. Obrigada pela homenagem!lol Agora falando a sério..secalhar porque a vida me tirou agumas coisas e me obrigou a "desenrascar" acabo por dar valor ás pequenas coisas que conquisto..e ainda me dá força para continuar a conquistar. Concordo contigo quando dizes que estão a espera que as coisas caiam no colo..secalhar em vez de estarem sentados e conformados com a situação em que estão se levantassem e fossem á luta, possivelmente as coisas seriam diferentes. Mais que uma geração á rasca é uma geraçao conformada. Com muita pena minha..

    ResponderEliminar
  2. Demasiado conformada e vazia de ideais.
    Parece não existir nada que faça a maioria dos jovens lutar.
    Felizmente ainda existem alguns que contrariam a tendencia

    ResponderEliminar