terça-feira, 24 de agosto de 2010

Salarios, dinheiros e imigração

Foram várias as noticias que me deixaram a pensar no dia de hoje e ao mesmo que me apetece reflectir sobre elas e ao mesmo tempo não dizer nada para deixar cada um dos poucos leitores deste blog reflectir por si. Mas lá vai qualquer coisa. Reparem então nas notas que estão por debaixo do link de cada artigo e reflictam se o acharem importante. Para já apenas deixo um esboço bastante simples para tentar não influenciar o vosso pensamento.

 salarios-altos-batem-recorde-apesar-da-crise-no-emprego
O título parece enganador e o artigo diz muito mais do que o titulo e vale a pena ler com atenção. Os pontos que me parecem essenciais são:
- Criação de emprego nas camadas mais velhas, e onde as qualificações são mais prementes. Será que isto demonstra que o mercado de trabalho está mais estável ou pelo menos estamos a atingir novos patamares nomeadamente de conseguirmos um mercado mais adulto?
- Perca de emprego nas camadas mais jovens (até 24 anos) e onde existem menos qualificações ou elas são menos importantes. Apesar de ser adepto de que se devem dar oportunidades aos jovens noto, através de experiência pessoal, que é até estas idades onde se têm mais problemas com os funcionários tanto ao nível de ausências não forçadas como ao nível de cumprimento de trabalho e alcançar de expectativas.
De referir também que os salários reais, apesar de forma quase irrelevante, tiveram um aumento.
 

gestores-com-menos-premios-mas-com-aumentos-nos-salarios
Será esta uma demonstração da crise em que ainda vivemos?
Se sim, acho mal até porque em tempos de crise tenho para mim que as remunerações variáveis devem ganhar peso de forma a que todos lutem e se esforcem mais para ultrapassar as dificuldades e fazer cada empresa ou entidade ultrapassar rapidamente a crise  e aproveitar as oportunidades que surgem também nestes tempos.

 fundo-de-garantia-de-depositos-deixa-de-garantir-100-mil-euros-no-final-de-2011
Ainda falta tempo mas fica o lembrete e uma nota apenas. Não me parece que este fundo especial seja assim tão importante até porque poucos somos aqueles que detêm 100 mil euros parados no banco.
Além do mais julgo que continuaremos com os 25 mil euros por conta o que já dá algumas garantias e quem tenha mais que esse valor sempre pode diversificar investimentos o que é sempre positivo.


imigrantes
Está a aumentar o nível de desemprego também nos imigrantes e surge sempre a eterna questão das mais-valias da presença de imigrantes no nosso país e depois pensamos que também temos muitos emigrantes.
Será que a França e Sarkosy têm alguma razão em endurecer a luta contra a imigração ilegal?

3 comentários:

  1. vou masé pá Holanda -.-

    ResponderEliminar
  2. O emigrante é um nacional ausente, com pouca significativa perda de direitos no país donde provém, e talvez até, uma certa diminuição dos deveres e obrigações inerentes à sua qualidade de cidadão. Em contrapartida, como imigrante, é um estranho vindo « de fora » encontrando uma sociedade que provavelmente desconhece e onde terá de inserir-se, sujeitando-se às leis que a administram. Pela sua condição de cidadão estrangeiro, os seus direitos são limitados e por outro lado cumprem as mesmas obrigatoriedades a que os nacionais estão sujeitos. As principais causas da emigração foram, desde sempre, a procura de melhores condições de vida, de trabalho mais bem pago e a vontade de enriquecer. Nos períodos em que a emigração foi muito grande, o número de população
    diminuiu. Foi o que aconteceu em Portugal, na década de 1960. Ao contrário, a chegada de grande número de imigrantes faz com que a população aumente. É o que se está a passar agora no nosso país. ( continua )

    ResponderEliminar
  3. Em alturas de crise, ou recessão da economia, os imigrados, as primeiras vítimas do desemprego, não deixam de ser acusados de tirar o trabalho aos nacionais. A sua integração parece difícil aos olhos das populações. Há quem defenda que os imigrados são responsáveis pela insegurança nas cidades, pelo desemprego e pelo défice da Segurança Social. Será??? RACISMO ??? Discriminações ??? Mas, notem, os imigrados enriquecem as culturas e até as economias dos países onde estão, e a maior parte trabalha na construção civil, em serviços não qualificados e na agricultura.
    Por curiosidade, muitos têm formação universitária ou superior. DE QUE SERVE ??
    Beijinhos Locas

    ResponderEliminar