segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Uma viagem atribulada pelos Centros de saude da Figueira da Foz

Compreendo e aceito que até há uns anos existiam, em certas zonas do país, demasiadas extensões de saúde e os serviços tinham de ser reorganizados de forma a permitir que o SNS se tornasse mais eficiente.

Mas por uma reorganização não se deve entender corte arbitrário e injustificado de valências ou não previsão de alternativas.

Na zona Sul do concelho da Figueira da Foz existiam até há alguns anos 6 centros de saúde e extensões (1 por cada freguesia). Recentemente foram eliminadas duas extensões. Mesmo sendo uma das extensões a da minha freguesia apoiei porque iria promover uma maior eficiência do sistema. Sobraram quatro que me parecem suficientes e em teoria reuniam todas as valências.

No passado fim de semana fui obrigado a recorrer ao SNS, mas por achar que não se tratava de um caso de urgência maior tentei ir a um desses centros de saúde, mas todos se encontravam fechados. Conformado-me com a situação fui ao Centro de saúde central do concelho que tem serviço de consultas alargadas permanente. Apesar de se encontrar a uma maior distância (Norte do concelho - Buarcos) pareceu-me a decisão mais racional.

Ao lá chegar informam-me que não me podiam atender pois sou utente do sul do concelho e que me teria de dirigir a uma das valências do Sul. Ao perguntar/confirmar qual é que estava aberta responderam-me que nenhuma, mas que no entanto seria o local recomendado para ser atendido.

No entanto, apesar de não urgente, mas recomendável ser visto por um médico no mais curto espaço de tempo lá tive de me resignar e deslocar-me aquela que à partida deveria ser a minha ultima opção. Lá fui ao hospital e ao serviço de urgências.

Será que o centro de Saúde de Buarcos ao ser o único aberto no concelho não deveria estar aberto a toda a população?
Haverá justiça e igualdade num sistema que apesar de ter as condições necessárias apenas atende alguns dos seus utentes e nega assistência a outros?
Não seria, o serviço de urgência do hospital, ainda mais eficiente no atendimento aos casos que são realmente urgências?
Alguém me sabe explicar a lógica deste sistema?

Nuno Miguel Pedrosa

Sem comentários:

Enviar um comentário