terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Figueira procura crescer

É este tipo de trabalho que tem de ser feito de forma continuada e assertiva.
Promover, Promover e Promover não só o Porto da Figueira da Foz, mas também a ligação do Porto e do Concelho com a Ferrovia. Cada vez mais a Ferrovia é um complemento fundamental para a actividade portuária e penso que poderá ser por aí que a Figueira pode lutar contra o marasmo a que o concelho tem estado sujeito nos últimos anos em termos económicos.
Mas mais que uma plataforma logística penso que seria de estudar a criação de uma zona industrial de referência com acesso privilegiado ao Porto e à Ferrovia tal como já temos o exemplo do Porto de Aveiro.
Temos de dinamizar não só o Norte do concelho, mas também o Sul... E continuando ao nível da Ferrovia temos o caso do NÃO aproveitamento das condições da estação da Telhada - Paião e que noutros tempos tinha algum movimento.
Infelizmente fui forçado a sair do meu concelho para trabalhar, mas penso que poderão ser este tipo de iniciativas que me poderão a mim e a muitos outros a voltar um dia.
Desejo um bom trabalho e acima de tudo visão e empreendedorismo para relançar a adormecida Figueira.
 Apresento de seguida o texto publicado pelo Município da Figueira da Foz.
" FIGUEIRA DA FOZ NO CENTRO DA LOGÍSTICA IBÉRICA!

Decorreu no passado dia 13.01.2012, na Figueira da Foz, a 6ª Reunião Técnica do Projecto Logística CENCYL (PROYECTO “COOPERATION EN TRANSPORTES Y LOGÍSTICA EN EL TERRITORIO CENTRO LEON/CASTILHA Y LEON”), projecto de cooperação transfronteiriça co-financiando pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, no âmbito do Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriço Espanha-Portugal 2007-2013.

O Projecto Logística CENCYL tem como objectivo principal a promoção do desenvolvimento logístico do corredor E-80, através do aumento da integração das principais infra-estruturas logísticas da Região Centro de Portugal e da região de Castela e Leão, reunindo parceiros estratégicos como a Câmara Municipal da Figueira da Foz (CMFF), Câmara Municipal da Guarda (CMG), Administração do Porto de Aveiro (APA), Ayuntamento de Salamanca e a Associação Cylog/Valladolid.

Cabe ao consórcio português (CMFF, CMG, APA) a elaboração do estudo de um Modelo de Desenvolvimento Integrado das Infraestruturas Logísticas do Corredor E-80, na parte que respeita ao território nacional, o que implicará uma caracterização da situação actual do sistema de transporte do corredor E-80, envolvendo as infraestruturas ferroviárias, portuárias e plataformas logísticas, estando igualmente previsto um estudo de mercado para a identificação e caracterização da procura potencial das plataformas logísticas, e ainda a definição da estratégia de desenvolvimento integrado e principais linhas de actuação futuras das plataformas referentes.

A Câmara Municipal da Figueira da Foz, por sua vez, irá proceder à execução de um conjunto de actividades da sua exclusiva responsabilidade, nomeadamente a selecção do local adequado para a instalação de uma plataforma logística no Concelho, bem como a definição da estratégia de desenvolvimento dessa plataforma logística, com particular ênfase na sua articulação com as de Aveiro e Guarda, e ainda a elaboração do “Masterplan” da referida plataforma logística.
Nesse sentido, encontra-se a ser elaborado um estudo para selecção da melhor localização para a instalação da futura Plataforma Logística da Figueira da Foz, o qual compreende duas actividades globais:

Actividade 1: Caracterização da oferta actual do sistema logístico e de transportes do Concelho da Figueira da Foz, bem como a sua adequação às necessidades logísticas do tecido económico e industrial do Concelho;
Actividade 2: Selecção da melhor localização para a instalação de uma plataforma logística na Figueira da Foz, de entre vários locais alternativos, atendendo à sua ligação e integração com o Porto da Figueira da Foz.

De destacar que, no âmbito da 6ª Reunião Técnica do Projecto Logística CENCYL, a Figueira da Foz assumiu o compromisso de em Maio de 2012 receber uma comitiva de empresas e empresários espanhóis da Região de Leão e Castela para o Primeiro Seminário do Projecto Logística CENCYL. Assim, teremos no nosso Concelho uma oportunidade para as empresas e empresários da Região trocarem experiências com os seus congéneres espanhóis.

Segundo João Ataíde, Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, “Estamos a fazer aquilo que cabe a um Município em matéria de diplomacia económica, ajudando as empresas a ter melhores condições para trabalhar, aumentar os seus mercados e criar mais postos de trabalho. E fazemo-lo através do estabelecimento de uma parceria extremamente importante em termos de actividades económicas com a Região de Leão e Castela, assim aumentando as sinergias entre aquela Região e a Região Centro de Portugal em geral e com a Figueira da Foz em particular. Hoje, aqui na Figueira da Foz, demos mais um passo crucial para, finalmente, termos um verdadeiro conhecimento do Mercado de Desenvolvimento Logístico deste corredor luso-espanhol, colocar as empresas da nossa Região Centro em condições óptimas para trabalhar com as empresas de Leão e Castela e finalmente concretizar uma Plataforma Logística que o Centro há muito necessita para se assumir na Península Ibérica como um parceiro decisivo”.

À reunião de trabalho, seguiu-se uma visita ao Porto da Figueira da Foz por todos os intervenientes neste Projecto."
 

Sem comentários:

Enviar um comentário