Muitos apelos têm sido feitos nos últimos meses/anos para que se deixe abastecer o automóvel nos postos de Combustíveis da Galp, BP ou Repsol por forma a que estas marcas (líderes de mercado) deixem de vender e baixem os preços através da chamada lei da oferta e da procura.
De forma simples diz esta lei que quando a procura diminui quem oferece (vende) tem de diminuir os preços para se manter competitivo no mercado.
Infelizmente o mercado dos combustíveis e derivados não se rege pela lei da oferta e da procura.
Em primeiro lugar porque a Galp fornece a grande maioria das marcas a actuar em Portugal uma vez que é a única refinadora no país. Sendo a única refinadora do país a Galp fornece não apenas os postos identificados como pertencentes à Galp, como a grande maioria dos postos de combustíveis em Portugal, sejam de outras marcas de renome, sejam das chamadas marcas brancas ou de supermercado. Assim, estando nós a adquirir combustíveis na Galp ou no Intermarché a Galp lucra praticamente o mesmo. Isto porque também a maioria dos postos identificados como Galp pertencem a individuais ou a empresas privadas que PAGAM para ter os logotipos da marca nos seus postos.
Depois porque a BP actua em Portugal apenas para manter a sua representatividade e escoar stocks já que o seu foco de negócio passou a ser a exploração de petróleo e não a distribuição e venda de combustíveis. Ainda por cima num país como a dimensão de Portugal, sendo que o mesmo pensamento se pode adequar a outras marcas internacionais.
Se formos comprar aos hipermercados continuamos a fazer negócio com a Galp que é a principal fornecedora da grande maioria dos super e hiper-mercados e que mantém a margem de lucro quase inalterada uma vez que esta provém essencialmente pelo facto de ser a refinadora.
Em suma, se querem ver a Galp e afins a reduzir os preços terão de simplesmente deixar de usar combustíveis à base do Petróleo e passar a utilizar cada vez mais outros meios como sejam os transportes públicos por ex.
Nuno Miguel Pedrosa
A titulo informativo, qual é o combustivel move a maioria dos transportes publicos?
ResponderEliminarEu percebo a ideia! Looool