E se ainda o é imaginem o quanto o foi no passado recente.
Relembro que sobre a governação de Sócrates as margens das farmácias/farmacêuticas foram reduzidas por três vezes e agora já este ano outra vez.
Não era por acaso que os trespasses de algumas farmácias chegaram a custar Três milhões de Euros e mais.
Três Milhões de Euros por um negocio em que se deveria respeitar a equidade social e que é FUNDAMENTAL para a sobrevivência/velhice com o mínimo de qualidade de vida de uma grande fatia da nossa população.
A verdade é que mesmo após quatro cortes as farmácias e especialmente as farmacêuticas continuam bastantes rentáveis e com rácios que fazem inveja a muitos outros negócios tradicionais. Em 2010 ainda as farmácias tinham margens de lucro garantidas de 20% mais 8% para os armazenistas acrescentando ainda a margem das próprias farmacêuticas.
Com tudo isto era normal os nossos reformados terem contas mensais de farmácias superiores às proprias reformas, mas será que tudo isto já mudou?
É que apesar das reduções os preços dos medicamentos têm sido actualizados a preços próximos da inflação o que tem levado a que as contas de muitos não tenham sofrido alterações tão grandes como seria de esperar.
Mas afinal e se considerarmos os aumentos das taxas moderadoras vamos acabar por gastar mais do que gastavamos, mas passando parte dos lucros dos privados para o proprio estado?
Será Justo ou algo continua a bater mal nesta historia?
Nuno Miguel Pedrosa
Sem comentários:
Enviar um comentário